A despedida de um filho querido de Canas de Senhorim

Posted: 11/08/2010 in Canas de Senhorim, Pessoas

Foto tirada a 30 de Novembro de 2008

Decorreram ontem as exéquias fúnebres do Jovem Paulo Alexandre C. M. Alves Pais. A igreja Matriz de Canas de Senhorim foi pequena para acolher tantas pessoas que quiseram estar presentes nesta despedida. A cerimónia foi presidida por D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu. Também estiveram presentes diversos Padres, colegas Seminaristas, Escuteiros de diversos agrupamentos. No exterior da Igreja, centenas de pessoas aguardavam pelo final da missa de corpo presente, a Igreja estava repleta e o intenso calor fez com que algumas pessoas se sentissem indispostas. Durante a missa, de salientar a profunda consternação de todos os presentes, de lágrimas nos olhos, a emoção era imensa, D. Ilídio Leandro, ao referir que a Igreja, a Paróquia, os Catequistas, toda a Comunidade Canense tinham acabado de perder um bom filho, a voz trémula de D. Ilídio dava a entender a dor que também ele sentiu ao falar do Paulo, jovem que ele bem conhecia enquanto Pároco em Canas e actualmente como Bispo de Viseu.
Seguiu-se o cortejo fúnebre com centenas de pessoas a acompanhar a urna até à sua ultima murada
A última despedida foi muito dura, envolta em lágrimas e saudades de um filho da nossa terra, que quis Deus que partisse repentinamente, interrompendo o sonho do Paulo, que era seguramente o sonho da sua família, dos seus amigos e de toda a comunidade de Canas.
Acredito que neste momento o Paulo está mais perto de Deus, com outra missão, e que também está a olhar por nós.
Até sempre Paulo.

Amigos e conhecidos deixaram algumas mensagens no Facebook, espero que os autores das mesmas não me levem a mal por editá-las no meu blog.

“Foi a pessoa mais simples e mais humilde que já conheci. Não desejava mal a ninguém, sempre alegre e divertido, e de uma inocência que já não se vê…”

“Talvez a Pessoa mais Pura que já conheci….”

“Não vale a pena, não tenho palavras e não sei o que dizer em relação a tão grande injustiça. É enorme a tristeza e o pesar que todos os que te conheceram agora sentem. Paulão, nunca te esqueceremos…
Um abraço amigo!…”

“‎..realmente um jovem que abraço um propósito de vida como poucos!
o seu lugar no céu passou a estar preenchido!”

“Estou muito triste com a notícia. É muito triste!”

“É uma pena, deixa uma grande tristeza. Até sempre Paulão”

“Um coração muito muito grande…”

“Sim vamos sentir a falta da boa disposição do nosso amigo, guardo na minha memória as nossas noitadas no D.B., mas temos de pensar que chegou ao fim o percurso da vida dele, se calhar já estava preparado para partir para outra dimensão, provavelmente a missão dele aqui já estava completa, devemos sim lembrar com alegria a sua passagem, que foi repleta de humildade e simplicidade e amizade”

“Canas está de luto…até sempre PAULÃO.”

“Uma pessoa fantástica que tocou aqueles que estiveram para o ouvir…”

“É difícil considerar que já não andas por aqui meu amigo… Que saudades já… Os melhores nunca ficam por aqui tempo demais e Tu sem dúvida que és o melhor dos melhores… Estarás sempre presente naqueles em quem soubeste tocar com a tua simplicidade de ser, estar… Um Ser Humano Brilhante, neste momento um anjo certamente…”

“Saudade…”

“A todos gostaria de informar que a Casa Alegria está a receber contributos para poder ajudar a família do Paulo neste momento tão difícil!
Passem a mensagem a todos os vossos amigos!”

“Saudades… Memórias… Sorrisos… Gargalhadas, já fazes falta…
Encontraremo-nos de novo amigo… Até lá…”

“estou chocada…alguem me pode dizer o que se passou?! nao acredito….”

Comentários
  1. Ana Marques diz:

    Esteja onde estiver e se aquilo que o Dom Ilídio disse é verdade e eu quanto a ele acredito que sim, um coração puro, ele estará certamente a zelar por todos nós, como sempre soube fazer, com um grande sorriso e a alegria imensa dentro da sua simplicidade genuína que tanto o caracterizava…

    Pena não te ter dito mais vezes o quanto és maravilhoso meu Amigo…

    As Saudades serão eternas até ao dia que me voltar a encontrar ctg…

    *Bj*

  2. Otilia Monteiro diz:

    Paulinho
    Não tive coragem de acompanhar-te à tua última morada aqui na Terra, mas não deixei de pensar em ti. Tinha um grande carinho por ti, nunca conheci um ser tão puro. Deus achou que não devias continuar neste Mundo cada vez mais corrupto, eras puro demais, levou-te para junto dele mas deixaste-nos muitas saudades. Estás no lugar certo, o Céu ganhou mais um Anjo. Pede a Deus por nós. Saudades!

  3. dinorah diz:

    Perder alguém é sempre difícil. Um jovem ainda mais…
    Uma vez, perdi alguém de quem gostava muito, um jovem também e disseram-me: “Deus apenas leva os puros…” e eu pensei que ainda teria muito que caminhar até chegar a minha vez. Cada vez estou mais convencida que essa “teoria” é verdade. O Paulo, que não conheci, mas pelo que leio aqui, comprova isso.

    Beijinhos a todos.
    Força.
    dinorah

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s