Celebração do 2 de Agosto em Canas de Senhorim

Posted: 17/08/2010 in Canas de Senhorim, Comemorações, Eventos Canas de Senhorim

Festejou-se mais um dia 2 de Agosto em Canas de Senhorim.
O Inicio dos festejos começou em 2 de Agosto de 1982, o Povo ocupou a Estação dos CTT de Canas de Senhorim, não deixando seguir a correspondência para Nelas e exigir um código postal próprio. Também nesse dia o Povo cortou a linha da Beira Alta, arrancando mais de 100 metros de Carril, fazendo parar a circulação dos comboios.
O bloqueio da linha férrea durou até ao outro dia.
Desde então, ficou estipulada a data de 2 de Agosto como símbolo do futuro concelho de Canas, contra o feriado municipal de Nelas que se celebra a 24 de Junho.
Foi dado o nome ao Largo 2 de Agosto, ao espaço entre os Correios, a Farmácia Monteiro e a Pastelaria Canense.
Este ano as comemorações tiveram uma homenagem a um antigo membro do MRCC, Dr. Edgar Figueiredo. Foi erigido uma pedra com o busto do Dr. Edgar, no jardim no centro da Vila, virado para o Largo 2 de Agosto.

Para se cumprir a tradição, não faltou a Sardinha assada na brasa, a broa de milho, o magnifico caldo verde e o néctar divino do Dão, para acompanhar estas iguarias. Mais uma vez reinou a boa disposição, e Canas de Senhorim, voltou a receber amigos das povoações vizinhas e como é óbvio muitos emigrantes.

Como não há festa sem música, nada melhor que um pezinho de dança para digerir as sardinhas, a festa foi abrilhantada por um grupo musical, que trouxe alegria e boa disposição a todos os presentes.

Quanto ao discurso da praxe, este ano, além de curto não trouxe nada de novo. O procedimento politico continua o mesmo, colaboração com a Câmara Municipal de Nelas devido à conjuntura politica não ser favorável a Canas, de salientar que Luís Pinheiro, comparando o extenso discurso do ano passado, (vésperas de eleições autárquicas), foi tão rápido no discurso, que quando me preparava para tirar umas fotos, dava como encerrado o discurso deste ano.
Para o ano há mais, viva o 2 de Agosto de 1982 e todos aqueles que lutaram por ele.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s