No passado mês de Novembro, saiu no Jornal Canas de Senhorim a minha primeira fotoreportagem. Esta fotoreportagem, é a 1ª de muitas que espero trazer a todos voz.

UMA PAIXÃO POR CARROS, MESMO EM MADEIRA


Joaquim Oliveira Andrade, nasceu a 15 de Novembro de 1950, na localidade de Penalva d’ Alva, no Concelho de Oliveira do Hospital. Com a escassez de emprego naquele concelho, o seu Pai decidiu vir para Canas de Senhorim, através do Sr. Dr. Madeira, que lhe arranjou um trabalho da C.P.F.E.
Por cá fez a sua vida, também ele foi trabalhar para os Fornos Eléctricos, casou e construiu família. Foi aí, nos Fornos que “nasceu” a paixão pelo artesanato. Quando os Fornos fecharam, Joaquim ainda ficou mais um ano nas instalações, sem nada para fazer, começou por pegar num pau e, com o seu canivete, lá foi raspando ao mesmo tempo que pensava na vida, no futuro. O pau foi tomando forma e eis que dali saiu uma miniatura de uma alfaia agrícola, como gostou e os colegas também gostaram, não mais parou.

Foi aumentando as ferramentas e aos poucos começou por construir diversas peças utilizadas na agricultura da região, onde não faltava o ancinho, mangual, arados, padiolas, carrinhos de mão, gamelas, etc.

Também construiu peças de maior porte, como é o caso da roda de amolar tesouras, ainda se recorda um dia comprou uma pequena miniatura metálica na Tabacaria Rossio, levou-a para casa e começou a copiá-la embora em ponto grande e em madeira. Esta diz ter sido a peça maior que já fez! Ora, afinal não tinha sido, apontou para a cozinha e disse-me, a maior foi aquela mesa em madeira.

Perguntei-lhe qual era a peça que mais gostava de todas as que já fez, e sem hesitar respondeu-me o Citroên e o coche.
Joaquim Andrade, lembra-se de já ter exposto os seus trabalhos no Salão dos Bombeiros Voluntários DE cANAS , após ter pensado mais um pouco, lembrou-se que também já expos os seus trabalhos nas piscinas em Canas quando foram as comemorações dos 800 anos do Foral.


Para o Joaquim, o ponto alto para mostrar e vender os seus trabalhos é na Feira Medieval de Canas de Senhorim, sem dúvida o evento onde mais pessoas podem apreciar os seus trabalhos. Quando se fala em ganhar dinheiro com o artesanato, risse e abana a cabeça, já teve anos de vender mais na Feira Medieval, mas agora as pessoas não compram. Quando lhe perguntei se já ia há muitos anos à Feira Medieval, disse-me com orgulho, desde a primeira.

Continuando com as fotografias, eis que chega uma peça que a sua Senhora, a Dona Maria Celeste pediu-me para não a fotografar, não resisti e para mim uma das melhores, mostra a arte e a imaginação do Artista! Uma carroça sem uma roda que a Dona Celeste disse que estava estragada, mas o Joaquim disse logo estragada?! Teve um acidente! Nota-se o bom gosto e a ideia, parecendo ter saído numa cena dum filme de cowboys ao estilo do Far West.

Se o Joaquim é mestre no artesanato, Maria Celeste também vai ajudando, vai fazendo peças em serapilheira e rendas e vai pedindo ao marido para colocar umas alfaias agrícolas, fazendo pequenos quadros muito bonitos que aproveita para decorar a casa do filho, então o Joaquim vai fazendo a mais para poder vender.


Gostei de algumas peças de arte abstracta, feiras de raízes, como esta que se segue que foi feita com uma raiz de pinheiro manso. Também me mostrou três bonecos negros, disse-me que foi os únicos que fez, cortou-se com um formão e nunca mais fez nenhum, curioso que quando lhe perguntei qual foi o primeiro que fez, disse-me que foi o filho, então a risada foi geral, então primeiro nasce o filho e só depois os pais? Respondeu-me que o filho foi amostra e os pais saíram a seguir.



Agradeço a amabilidade Do Joaquim e da Dona Celeste pelo tempo dispendido, assim como pela lembrança que me ofereceram.

FIM

Na próxima edição não perca:
Cacos e Farrapos: ARTESANATO COM ALMA DENTRO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s