União Cultural e Recreativa do Rossio (COMUNICADO)

Posted: 25/02/2011 in Canas de Senhorim, Eventos Canas de Senhorim, Informação
Tags: , ,

UNIÃO CULTURAL E RECREATIVA DO ROSSIO
COMUNICADO

É com espanto que hoje lemos um comunicado da ARC do Paço que unilateralmente quer mudar de forma abrupta e sem sentido o nosso Carnaval, para um trajecto completamente novo sem preservar a tradição e a vontade da população – até do próprio Bairro do Paço.
Claro que tudo pode ser mudado e alterado, mas de uma forma sustentada, medida e discutida com tempo, envolvendo o maior números de pessoas e sectores da população.
De facto as reuniões mencionadas decorreram mas, no comunicado do Paço há algumas inverdades com o intuito de lançar a confusão e culpas para quem as não tem e, pior ainda, querer como dizem “ o Paço ia ao Rossio este ano e só este ano”, camuflar uma vontade só de alguns “iluminados” , que não é comungada pela população nem faz, no nosso entender qualquer sentido.
Perante isto compete-nos esclarecer o seguinte:
1- Nas reuniões, o Rossio nunca se recusou a desfilar nas Avenidas.

2- Colocou na mesa as sugestões que passamos a enunciar:

Sugestão 1 – O Paço inicia a sua marcha no Largo Abreu Madeira ( ou noutro local do Bairro) e percorre a Avenida da Igreja (ou Rua Keill do Amaral em sentido inverso), passando atrás do Rossio nas 4 esquinas, dirigindo-se para as Avenidas onde se cruzam. Neste caso o Rossio sairia primeiro em direcção (fojo) – 4 esquinas-Paço.

Sugestão 2 – O Paço formaria o seu corso – onde tem sido feito nos últimos anos – e os dois bairros encontrar-se-iam nas Avenidas (logo à primeira volta) passando o Rossio à frente (pelo fojo) em direcção às 4 esquinas – Paço.

Sugestão 3 – Passagem nas Avenidas à segunda volta, fazendo o trajecto inicial igual ao de Terça Feira. (sugestão em tudo igual à primeira).

3- O Rossio passará sempre com o seu desfile pelo Paço (Rua Keill do Amaral- Igreja) – Trajecto este, que o próprio Bairro do Paço teima em abandonar, privando uma das mais belas artérias da Nossa Vila da presença não só dos marchantes como dos milhares de forasteiros que nos visitam.

4- Seremos adeptos de todas as negociações e colocamo-nos ao dispor de Paço para a resolução deste equívoco. Afirmamos que tudo pode mudar e todos nos podemos e devemos entender, mas nunca deixaremos de respeitar a tradição e aquilo que faz o nosso Carnaval diferente, genuíno – Português.

5- Perguntamos? – Será que há algum interesse quando vemos alguns carnavais vizinhos a perderem iniciativa por falta desta veia ( que por vezes, tal como agora, pode até parecer doentia) mas que só aos Canenses pertence e que mantém, em qualquer circunstância vivo o Nosso Carnaval?

6- Não será estranho que algumas vezes isto aconteça sempre em alturas menos próprias e provenientes sempre do mesmo lado?

7- Somos adeptos fervorosos de “ Nem Paço sem Rossio – Nem Rossio sem Paço” e por isso estamos aqui para nos entendermos, sem assembleias – pois só às Direcções cabe as Resoluções e só a estas em conjunto compete organizar o Carnaval – Ou não será essa a nossa primeira missão?

Mais uma vez, e em nome do Carnaval de Canas, colocamo-nos à disposição para um entendimento entre os Nossos Bairros, sem fóruns ou discussões fúteis que só geram divisão e confusão.

O Rossio cumprirá a sua volta pelo Paço como sempre e está disposto a “Pular nas Avenidas” mas nas condições acima referidas mantendo o nosso despique “ aquele que todos gostamos” – nas 4 esquinas – na 3ª Feira de Entrudo.
Vamos Manter a Tradição – Viva o Carnaval de Canas

Canas de Senhorim, 23 de Fevereiro de 2011

A Direcção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s