DESABAFO…

Posted: 29/03/2011 in Canas de Senhorim
Tags: ,


Quanto somos fracos…

A vida não para de nos ensinar. Quando alguém em inferioridade física ou em fase terminal da vida, com olhar vago sorri para aqueles que o rodeiam, mostra alegria e vontade de viver, e noz, choramos por dentro com recordações longínquas, vistas como uma paisagem em dia de forte nevoeiro, esboçamos um sorriso, uma piada, embora com um aperto no coração, uma dor de barriga, um tremor nas pernas mas, ali, mesmo há nossa frente está aquela pessoa a quem a vida foi algo mais que injusta, dura de um sofrimento continuo. Continuo-o com a negação, não pode ser, não pode ter “sentença de morte”, desde as lembranças da longínqua guerra colonial na Índia, à alegria do seu Carnaval, sim do seu Carnaval, recorda os tempos do Domingo Magro, anunciava o Carnaval em Canas, musica no seu tractor, lenço ao pescoço, musica, assador com uns coiratos na brasa e uns copitos de vinho.
Por certo deixou de se ver em Canas tal início de festa. Sim, há 20 anos uma partida da vida tirou-lhe a mobilidade, mas nunca a boa disposição, a alegria de viver, o poder de “Luta”.
Ao ouvir as suas palavras num tom baixo e em dificuldade, ao mesmo tempo vê-me à memória pequenos flashes da vida, do convívio, da alegria.
Terminada a visita, fico surpreso, roda a cabeça, e com um sorriso enorme, levanta o braço e quando penso que me vai acenar com um adeus, cerra o punho e com o braço bem esticado embora trémulo, diz: FORÇA, FORÇA, FORÇA…
Será isto uma lição de vida?
Será isto um espírito de luta e sobrevivência?
Uma coisa sei, e se tinha dúvidas naquele momento, ficaram dissipadas, Perdeu muitas batalhas, mas, nunca virou a cara à luta, prestes a perder a sua ultima batalha, não baixa os braços…

A força não provém da capacidade física, mas da vontade férrea. (Gandhi)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s