Comboio da Boa-Vontade – uma homenagem a Aristides de Sousa Mendes

A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV), em parceria com a sua confederada Rede ANIMAR-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, homenageia Aristides de Sousa Mendes, com encontro nacional de voluntários denominado „Comboio da Boa-Vontade‟, no âmbito das celebrações do Ano Europeu do Voluntariado 2011.

O QUÊ?
Homenagem a Aristides de Sousa Mendes, diplomata português falecido em 3 de Abril de 1954, que salvou milhares de refugiados da Segunda Guerra Mundial, enquanto cônsul de Portugal em Bordéus, França.
Compreende:
a) Comboio da Boa-Vontade, nome simbólico de promoção da sustentabilidade, que congrega participantes vindos de 7 territórios de Portugal, servidos por linha férrea e tendo por destino a estação de Oliveirinha/Cabanas de Viriato;
b) Casas da Boa-Vontade, nome simbólico das organizações de informação e apoio a este projecto, sobretudo na conexão dos voluntários com as respectivas estações de cada eixo ferroviário;
c) 7 oliveiras, símbolo de paz, representando 7 espaços do território nacional, nesse comboio “transplantados” para a Casa do Passal;
d) Marcha da Paz, entre a estação de Oliveirinha e Cabanas de Viriato;
e) Grande Celebração dos Povos, celebração intercultos na Casa do Passal, subordinada ao lema Do coração da cidade à cidadania do coração.
A presente iniciativa inscreve-se no quadro das acções do AEV/2011 e constitui uma plataforma de cooperação, aberta a Homens e Mulheres de Boa-Vontade, seja qual for a sua idade, raça, religião ou história.

QUEM?
A coordenação da iniciativa é da responsabilidade da rede ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e tem como destinatários os cidadãos de boa-vontade que partilhem os valores da paz e cooperação entre os Povos e bem assim da solidariedade e desenvolvimento sustentado.

QUANDO?
7 de Maio de 2011, sábado:
a) 12h: Concentração dos voluntários anfitriões na estação de Oliveirinha, para a chegada dos comboios (12h10 – chegada da Guarda e 13h06 – chegada da Pampilhosa).
b) 13h30: Marcha da Paz, entre Oliveirinha e Cabanas de Viriato.
c) 14h30: Plantação das 7 oliveiras seguida da Grande Celebração dos Povos, junto à Casa do Passal.

ONDE?
Freguesia de Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal.
Distrito de Viseu.
Linha CP da Beira Alta

COMO?
a) As inscrições são feitas no site www.convoluntariado.pt. e encerram à meia-noite do dia 25 de Abril.
b) O levantamento dos bilhetes de ida e volta (Passaporte Solidário) será feito, entre 2 e 6 de Maio, na Santa Casa de cada sede de distrito, mediante o pagamento de 7 euros, e assim distribuído aos respectivos voluntários pelas organizações de apoio – Casas de Boa-Vontade.

PORQUÊ?
Porque é preciso recordar os actos de coragem em momento difícil e assim honrar as memórias inspiradoras de um tempo novo.
Mais informações em http://www.animar-dl.pt/ ou www.convoluntariado.pt.

Comentários
  1. Luís António Lourenço Teles diz:

    Tive conhecimento deste Comboio da Boa Vontade apenas hoje 15 de Outubro 2011. Mas apesar de já ter passado o acontecimento quero juntar-me a este “comboio” .
    Foi uma iniciativa muito bonita. Se se repetir estarei lá para partecipar.
    Luís Teles

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s