Decorreu no passado dia 7 de Maio, uma homenagem a Aristides de Sousa Mendes. Esta iniciativa foi levada a cabo pela Confederação Portuguesa do Voluntariado, em parceria com a Rede ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, que contou com o apoio e colaboração de diversas organizações entre elas, Bombeiros, Cruz Vermelha, Escuteiros, de estudantes, etc.
Esta causa, também teve um cariz Intra-Religioso, estiveram presentes membros das religiões mais representativas em Portugal.
A representar essas comunidades, estiveram presentes:
Peter Stilwell (padre), director da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa; Marco Oliveira (Baha’i); Mahomed Abed (Muçulmano); Ana Araújo (Judeu); Vasily Binda (Cristão Ortodoxo); Arménio Lourenço (Cristão Católico);Saroj Parshotam (Hindu).

À estação de Oliveirinha, chegaram 2 comboios, o Regional (vindo da Guarda) e o Inter-Cidades Vindo de Lisboa. Neles, chegaram voluntários que partiram de 7 cidades Portuguesas (Faro, Guarda, Castelo Branco, Beja, Marinha Grande, Viana do Castelo e Régua),
Com estes voluntários chegaram 7 oliveiras, símbolo de paz, representando 7 espaços do território nacional.
Após a chegada a Oliveirinha, comeu-se uma ligeira refeição, seguindo-se o Inicio da “MARCHA DA PAZ” de Oliveirinha até Cabanas de Viriato, um percurso que demorou cerca de 1h30.
Chegados a Cabanas de Viriato, teve lugar uma “GRANDE CELEBRAÇÃO DOS POVOS” (celebração intercultos na Casa do Passal, subordinada ao lema Do coração da cidade à cidadania do coração.)
As 7 oliveiras, foram plantadas no quintal da Casa do Passal, e ali vão crescer na esperança da reconstrução deste magnifico e tão significativo imóvel, Património Nacional.

A “GRANDE CELEBRAÇÃO DOS POVOS”, teve como oradores, Dois dos netos de Aristides, Álvaro de Sousa Mendes e António Moncada de Sousa Mendes, Também o Sobrinho de Aristides, José de Sousa Mendes, filho do Irmão gémeo de Aristides Sousa Mendes, Carlos Adolfo Abranches D’ Aguiar, Primo, Luís Fidalgo, vice-presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Camila Cardoso Ferreira (ACIDI) – Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural) e todos os representantes religiosos já referidos.
No final, o Padre João Rodrigues anunciou que este encontro passa a constar no calendário, no primeiro sábado do mês de Maio, vai haver sempre um evento com os mesmos objectivos homenagear o cônsul Aristides de Sousa Mendes, denominado “Encontro da Primavera” que visa também a reconstrução da Casa do Passal.

Foto cedida por Pedro Mateus

Foto cedida por Pedro Mateus

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s