Decorreu no passado dia 7 de Maio, uma homenagem a Aristides de Sousa Mendes. Esta iniciativa foi levada a cabo pela Confederação Portuguesa do Voluntariado, em parceria com a Rede ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, que contou com o apoio e colaboração de diversas organizações entre elas, Bombeiros, Cruz Vermelha, Escuteiros, de estudantes, etc.
Esta causa, também teve um cariz Intra-Religioso, estiveram presentes membros das religiões mais representativas em Portugal.
A representar essas comunidades, estiveram presentes:
Peter Stilwell (padre), director da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa; Marco Oliveira (Baha’i); Mahomed Abed (Muçulmano); Ana Araújo (Judeu); Vasily Binda (Cristão Ortodoxo); Arménio Lourenço (Cristão Católico);Saroj Parshotam (Hindu).

À estação de Oliveirinha, chegaram 2 comboios, o Regional (vindo da Guarda) e o Inter-Cidades Vindo de Lisboa. Neles, chegaram voluntários que partiram de 7 cidades Portuguesas (Faro, Guarda, Castelo Branco, Beja, Marinha Grande, Viana do Castelo e Régua),
Com estes voluntários chegaram 7 oliveiras, símbolo de paz, representando 7 espaços do território nacional.
Após a chegada a Oliveirinha, comeu-se uma ligeira refeição, seguindo-se o Inicio da “MARCHA DA PAZ” de Oliveirinha até Cabanas de Viriato, um percurso que demorou cerca de 1h30.
Chegados a Cabanas de Viriato, teve lugar uma “GRANDE CELEBRAÇÃO DOS POVOS” (celebração intercultos na Casa do Passal, subordinada ao lema Do coração da cidade à cidadania do coração.)
As 7 oliveiras, foram plantadas no quintal da Casa do Passal, e ali vão crescer na esperança da reconstrução deste magnifico e tão significativo imóvel, Património Nacional.

A “GRANDE CELEBRAÇÃO DOS POVOS”, teve como oradores, Dois dos netos de Aristides, Álvaro de Sousa Mendes e António Moncada de Sousa Mendes, Também o Sobrinho de Aristides, José de Sousa Mendes, filho do Irmão gémeo de Aristides Sousa Mendes, Carlos Adolfo Abranches D’ Aguiar, Primo, Luís Fidalgo, vice-presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Camila Cardoso Ferreira (ACIDI) – Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural) e todos os representantes religiosos já referidos.
No final, o Padre João Rodrigues anunciou que este encontro passa a constar no calendário, no primeiro sábado do mês de Maio, vai haver sempre um evento com os mesmos objectivos homenagear o cônsul Aristides de Sousa Mendes, denominado “Encontro da Primavera” que visa também a reconstrução da Casa do Passal.

Foto cedida por Pedro Mateus

Foto cedida por Pedro Mateus

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s