Decorreu na sede da Associação Desportiva Cultural Lapense, na Lapa do Lobo, nos dias 14 e 15 de Maio de 2011, o encontro anual de coleccionadores de objectos escutistas, promovido pelo Clube Português de Coleccionadores de Objectos Escutistas, este ano em parceria com o Agrupamento 604 Canas de Senhorim do Corpo Nacional de Escutas.

Esta iniciativa, teve como principais apoios: Fundação Lapa do Lobo, Junta de Freguesia da Lapa do Lobo, Câmara municipais de Nelas e Câmara Municipal de Carregal do Sal.
Participaram cerca de sessenta pessoas, vindas um pouco de todo o país, desde Braga até ao Algarve, que durante dois dias expuseram parte das suas colecções pessoais, adquiriram novas peças e fizeram imensas trocas. A exposição montada pelos coleccionadores, com milhares de peças diferentes, esteve aberta ao público em geral durante o decorrer do encontro. Ainda estiveram presentes 3 colecionadores do Reino Unido e 1 de Espanha.

O coleccionismo de objectos escutistas abrange todo o tipo de material usado por escuteiros ou com estes relacionado: distintivos, pin’s, livros, autocolantes, medalhas, fivelas, crachás, selos, uniformes, lenços, estatuetas, bandeiras, anilhas para o lenço, etc. O coleccionismo desta temática, para além de ter uma forte componente de preservação e conhecimento do património histórico do Movimento Escutista – com mais de cem anos -, tem, também, uma componente internacional, que permite conhecer e compreender outras realidades, muitas das quais bem diferentes da nossa.

No sábado, realizou-se a já tradicional “Ceia da Amizade”, um jantar partilhado entre todos com o que cada um trouxe da gastronomia típica da sua região. No final deste momento de convívio e partilha, e à semelhança dos anos anteriores, seguiu-se a assembleia-geral anual do clube de coleccionadores, aproveitando o facto de que a quase totalidade dos participantes neste encontro serem sócios.

No domingo de manhã, houve oportunidade para um passeio cultural pelo Concelho de Nelas, explorando o seu património, guiado por Maria João Amaral Vaz, técnica de património cultural da Câmara Municipal de Nelas.
O próximo encontro nacional terá lugar em Lisboa, nas instalações do Museu Nacional do Corpo Nacional de Escutas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s