Será que vão acabar as “borlas” ?

Posted: 28/06/2011 in Canas de Senhorim, Desabafos
Tags:

Ontem, tive que fazer uma visita ao meu médico de família no posto médico de canas. Após mais de 3 horas de espera lá fui consultado. Durante este tempo tive tempo de observar muitas coisas, de ver a dificuldade que os utentes têm para marcar uma simples consulta, a quantidade de dias que se espera por uma receita médica, lamentações, tempo perdido, desespero, até aprendi mais umas coisitas. Insólito, acabava de falecer um senhor de 89 anos, a esposa que poucos minutos antes tinha acabado de sair do posto médico para pedir ao médico de família uma credencial de oxigénio para o marido, entra passado pouco mais de 1 hora, completamente alterada e num desespero brutal, pois o seu marido tinha acabado de falecer. Após uma breve conversa com o médico saiu ainda mais alterada, passados uns minutos, chegam dois familiares e vão, também eles falar com o médico, vêm desgostosos e só aqui é que percebi o que se passava. O médico da viatura do INEM, disse-lhes para irem junto do médico de família, para passar um documento conforme o Sr. tinha falecido devido às complicações da sua doença. O médico, alegando a legalidade do acto, disse de imediato que não. Até aqui tudo bem! O insólito, desta parte é que eu não sabia, SE O DOENTE TIVESSE IDO A UMA CONSULTA SUA NOS ÚLTIMOS 7 DIAS, AÍ O MÉDICO PASSAVA LOGO OS PAPEIS, AO FIM DOS 7 DIAS JÁ NÃO PODE PASSAR! Será que após uma deslocação ao médico, temos uma garantia de apenas 7 dias? Temos prazo de validade?

Continuando a minha manhã no posto médico e chegada a hora de pagar a taxa moderadora da consulta, sou informado que devo duas consultas. Como não me lembrava de ter qualquer divida naquele posto médico, fiquei surpreendido quando me disseram que eram duas consultas nas urgências, uma do ano de 2005 e a outra de 2008. Fiquei de boca aberta e lá paguei as consultas, ao meu lado estava um amigo que me disse que tinha pago uma consulta da esposa do ano de 2000, e pelos vistos à quem esteja a pagar consultas de à mais de 10 anos.
O que é que será que os nossos governantes andaram a fazer durante tantos anos???

Deixe uma Resposta

