Canas de Senhorim, Freguesia é para continuar!

Posted: 21/11/2011 in Canas de Senhorim, Imprensa, Informação
Tags: , , , ,

Armando Vieira salientou que a ANAFRE não foi informada da alteração dos critérios, mas deu conta de que o critério foi alterado directamente no portal do Governo.

«Foi preenchida uma lacuna que nós tínhamos constatado. Tínhamos feito um estudo em que essa lacuna, não estando preenchida, tinha um resultado determinado. Com a resolução desta lacuna o resultado é um pouquinho diferente», destacou.

A ANAFRE vai colocar segunda-feira na sua página na internet a lista actualizada das freguesias que cumprem ou deixaram de cumprir os critérios de agregação.

Entre estas está, por exemplo, Canas de Senhorim, localidade que anda há décadas a reivindicar o estatuto de concelho independente face ao município de Nelas, sem sucesso.

Com os critérios inicialmente estabelecidos poderia mesmo perder a junta para ser agregada à de Nelas, mas com os novos critérios, já deverá manter a sua freguesia.

Leia a noticia na integra AQUI

Retirado de: Jornal Sol
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
A recente alteração de critérios feita no Documento Verde da Reforma da Administração Local que consta no portal do Governo “salvou” da extinção a freguesia de Canas de Senhorim, que durante décadas lutou para ser elevada a concelho.
…“Neste momento, posso afirmar com toda a certeza que é uma freguesia para ficar”, assegurou.
Luís Pinheiro não escondeu que na freguesia tenha havido quem defendesse que o melhor era partir para a luta, como nos tempos em que a população ia para a rua defender o concelho de Canas de Senhorim.
“O Livro Verde permite negociar, permite algumas transformações. Já teve esta primeira, fruto também do nosso trabalho, da nossa dedicação à freguesia, embora em silêncio para não estar a levantar qualquer tipo de suspeitas que não faziam sentido”, explicou.
Na opinião de Luís Pinheiro, “o silêncio é uma forma também de se lutar pelas coisas e de se atingir os fins, sem estar a fazer levantamentos populares” para defender a freguesia.
“É óbvio que o Livro Verde era um bocado demolidor para nós, mas acho que soubemos tratar das coisas com calma, com silêncio e com pacificação e, acima de tudo, com alguma inteligência que eu acho que é a necessária nestas coisas”, considerou.
Luís Pinheiro disse, no entanto, que todos os presidentes de Junta do concelho estão unidos e a trabalhar para manter as nove freguesias…

Leia a noticia na integra AQUI

Retirado de: Açoriano Oriental
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, os municípios de nível três são aqueles que que têm menos cem habitantes por km2, ao passo que as freguesias predominantemente urbanas são as freguesias onde o espaço rural é menos de metade que a área ocupada por casas e bairros.

Com esta alteração, 30 freguesias poderão continuar a existir como a de Canas de Senhorim, no concelho de Nelas, a de Samora Correia, no concelho de Benavente, e a de Vilar Formoso, no concelho de Almeida.

Leia a noticia na integra AQUI

Retirado de: TSF
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Canas de Senhorim: Freguesia que já lutou para ser concelho foi “salva” da extinção

…Luís Pinheiro disse, no entanto, que todos os presidentes de Junta do concelho estão unidos e a trabalhar para manter as nove freguesias.
O mesmo disse à Lusa a presidente da Câmara, Isaura Pedro, que lembrou as especificidades do concelho, que além de Nelas e Canas de Senhorim (APU), tem as freguesias de Aguieira, Lapa do Lobo, Moreira, Santar e Vilar Seco (Área Maioritariamente Urbana) e Carvalhal Redondo e Senhorim (Área Predominantemente Rural).
“Perderíamos cinco freguesias: Canas de Senhorim e Vilar Seco, e mais três, Aguieira, Lapa e Moreira”, explicou.
Na opinião de Isaura Pedro, “deve haver poucos concelhos de nível 3 que têm duas freguesias da dimensão de Nelas e Canas de Senhorim, portanto, não faria qualquer sentido” a extinção desta, considerando que “não passou de uma correção que foi feita ao livro”.
Com a freguesia de Canas de Senhorim salva pela recente alteração, a autarca preocupa-se com as restantes, nomeadamente Aguieira, Lapa e Moreira, que “foram criadas há cerca de 20 anos”, e Vilar Seco, uma das mais antigas do concelho…
Leia a noticia na integra AQUI

Retirado de: CNOTICIAS.NET

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s