Diogo Rocha, nasceu na Urgeiriça a 31 de Julho de 1983. Estudou na escola de Canas até ao 9º ano. Desde muito cedo, pela mão de seu pai, começou com os “biscates” na Restauração, hoje chamados de eventos, nome mais Chique. Diogo, conta que quando o pai saía muito cedo e não o acordava, ficava “perdido”, ia ter com a mãe e perguntava-lhe porque é que o Pai não o tinha levado. Se numa primeira fase eram “biscatos”, Diogo começou a perceber que seria por ali que tinha que seguir caminho. Maria do Rosário, sua mãe, não de acreditava que o filho fosse seguir esse caminho e ainda pensou que por volta dos 16 anos o filho mudasse de ideias.
Após o 9º ano, Diogo foi estudar para Coimbra, na Escola de Hotelaria, aqui tirou o 12º ano que lhe deu equivalência a cozinha e pastelaria nível 3. Nesta altura continuava com os Biscates”, pois eram uma forma de ter um dinheirinho extra e além de mais, adquiria experiência no terreno. Realçou uma frase que diz tudo: “Facilmente cheguei a chefe de cozinha com 17 anos porque comecei muito cedo no terreno, a escola é muito importante mas não chega, quantos e quantos alunos saem da escola e ainda têm que estar 5 ou 6 anos na área até poderem chegar a alguma coisa.” Diogo sempre teve essa vantagem de conhecer muito da restauração antes e durante os estudos. No tempo em que estudou em Coimbra, decidiu dedicar-se exclusivamente à cozinha, era isto que o fascinava. Quando acabou o curso, rumou ao Hotel Urgeiriça onde trabalhou durante 1 ano, seguiu-se a Dão Sul onde trabalha à Três anos e meio. Diogo Rocha é o Chef executivo do grupo Dão Sul, à sua responsabilidade estão 4 espaços distintos. Um projecto aliciante mais ao estilo de Diogo, que afirma sem duvidas que na região, a Dão Sul é a empresa que tem o projecto mais aliciante. Começou por falar da Quinta de Cabriz em Carregal do Sal, com uma cozinha tradicional Portuguesa, onde não faltam pratos como o cabrito assado no forno, o Polvo à Lagareiro, Bacalhau com broa ou naco de vitela entre outros. O Paço dos Cunhas em Santar, Diogo fala com um brilhozinho nos olhos, chama a este espaço o “seu filho legitimo”, um projecto que ajudou a “nascer”, uma cozinha contemporânea, um espaço que eu também conheço bem, e quando disse ao Diogo que mais parecia um Laboratório riu-se, e acenou que sim, é um espaço em que existe uma maior proximidade com o cliente, o desafio é muito maior, as cartas são substituídas de 3 em 3 meses, o cliente é sugerido pelo chef, em sintonia com o chefe de sala, é um desafio constante para a equipa de cozinha assim como para o cliente, a rotatividade dos pratos obriga a uma variedade grande sempre sem descorar a qualidade. Diogo ainda diz que há clientes assíduos, tem um cliente que todos os sábados vai ao Paço dos Cunhas de Santar para comer o Naco com Queijo da Serra, o que obriga a recuperar alguns dos pratos que fizeram parte de outras cartas.
Outro dos restaurantes é a Quinta do Encontro na Anadia, estando na zona da Bairrada não podia deixar de servir Leitão.
Por fim e o mais distante O Monte da Cal em Fronteira, Alto Alentejo, este um espaço usado para eventos, onde por vezes se deslocam para servir até pequenos grupos de clientes, tanto servem 4 pessoas como eventos de 400 pessoas e até mais.
O Grupo Dão Sul, dá liberdade ao Chef Diogo para ir mais longe, ir mais longe é poder ensinar.
Neste momento está a dar aulas na Escola Superior de Seia, onde leciona 3 disciplinas, Novos Sistemas de Restauração, Gastronomia Nacional e Internacional, Gastronomia e vinhos. Nesta ultima disciplina, junta o útil ao agradável, os 4 restaurantes que lidera, estão ligados ao Enoturismo, lida com vinhos do melhor que há no mercado, prova os vinhos e em função de um determinado vinho, elabora um menu, é isso que ensina aos alunos a fazer, vão provar os vinhos e seguidamente fazer os “casamentos” correctos. Nos novos sistemas de restauração, faz experiências e recuperação de técnicas antigas, como a fumagem, sal moura, e marinadas, antigamente alguns destes processos eram utilizados pelos nossos avôs, mas eles não sabiam com certeza porque era feito dessa maneira, hoje é diferente há estudos científicos, as técnicas estão mais aprofundadas.
Ultimamente, o Chef Diogo tem sido convidado a participar em diversos “show cooking”. Após já ter representado Portugal em Madrid, Berlim, ainda recentemente foi convidado juntamente com dois chefs bem conhecidos da televisão, Chef Hélio e Chef Lavrador a representar Portugal.
Diogo, foi o Chef escolhido para este ano para o espaço formação da Feira dos Vinhos do Dão em Nelas. Este convite já era mais que merecido, afinal, o Concelho de Nelas tem um Chef muito solicitado externamente e só agora fez um “show cooking” no concelho a que pertence. Foi bom durante estas demonstrações, ver o ”espaço formação” sempre cheio e ainda por cima com uma “legião de Fãs” de Canas, Diogo, ficou muito contente por ver tanta cara conhecida, é sinal que as pessoas estão interessadas em conhecer o seu trabalho e aprenderem coisas novas. Como não podia deixar de ser,lancei-lhe o desafio, para quando um “Show cooking” em Canas?… sorriu e a ideia com que fiquei é que estará algo a ser “cozinhado”.
Em Nelas, as crianças presentes adoraram a experiência de poderem ajudar o Chef Diogo a fazer diversos gelados, onde usou legumes, iogurtes e frutas para a sua confecção. Apesar de desconfiados da” provocação” do Chef, ao mostrar-lhes abóbora, lá ajudaram a fazer os gelados, no final não foram só os miúdos a”lamber o beiço”!
Da Feira dos Vinhos do Dão, segue-se o Brasil, mais uma “internacionalização” . Diogo da uma gargalhada e diz: …”eu não vou de férias, chego no dia 12 e regresso a 19 às 5 da manhã!” O 1º Festival de Gastronomia Internacional de Petrolina, em parceria com o Restaurante Maria Bonita, trata-se de um evento muito diversificado, entre entrevistas, cozinhar para cerca de 40 jornalistas e poder politico, um jantar totalmente realizado por Diogo, com produtos nacionais, pois na bagagem leva entre outros produtos, Queijo Serra da Estrela, Enchidos das Beiras e azeite,… o prato a realizar é um Arroz de Bacalhau com Grelos e de sobremesa um Pudim de Queijo da Serra com laranja. Nos restantes dias, vai ministrar umas boas horas de formação em cozinha internacional, uma das aulas como não podia deixar de ser é sobre o bacalhau, outra vai ser sobre cozinhar com vinhos, harmonizar pratos com vinho, fazer uma sopa de espumante, um bacalhau cozido em vinho tinto. De 14 a 17, todos os dias ao jantar, à medida que Diogo vai provando os produtos Brasileiros, vai-os misturando com produtos Portuguêses, chegando a um “MENU DE FUSÃO” e não menu de confusão como salienta! Esta vai ser a sua “aventura” no Nordeste Brasileiro.
No vasto currículo de Diogo, ainda há que juntar o papel de consultor, apesar de dar total prioridade e disponibilidade à empresa Dão Sul, Diogo tem a liberdade de participar noutros projectos, como o que nos desvendou em primeira mão, está a prestar consultadoria a uma pastelaria que vai abrir em Viseu, confidenciou-nos que ainda está em fase de projecto, mas vai funcionar com um conceito totalmente diferente, vai parecer uma relojoaria, as massas, cremes coberturas etc, vão ser da sua responsabilidade.
Esta entrevista foi feita no Passo dos Cunhas em Santar, onde o Chef Diogo apresentou uma variadíssima quantidade de pratos novos que foram preparados pela sua equipa, para a estação de Outono. Cada restaurante do Grupo Dão Sul tem um Chef residente e diversos cozinheiros, todos supervisionados pelo Chef Diogo.
Esta entrevista, ainda antecede a Gala das 7 maravilhas da Gastronomia, Diogo colaborou com esta organização. Estamos inseridos na Beira Litoral e não tem dúvida que o Queijo Serra da Estrela vai ser uma das 7 maravilhas, e o coelho à caçador do Carregal do Sal, também tem hipóteses de obter uma grande votação.
O Jornal Canas de Senhorim deseja uma boa estadia no Brasil e muito susesso no futuro ao Chef Diogo Rocha.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s