Em Vale de Madeiros, roubo de pinheiro de Natal acaba na Justiça!

Posted: 11/12/2011 in Canas de Senhorim, Imprensa, Vale de Madeiros
Tags: , , ,

Há quem defenda que a tradição não pode justificar tudo. Na aldeia de Vale de Madeiros, no concelho de Nelas (Viseu), a tradição dita que, na noite de Consoada, se furte um pinheiro possante para alimentar a fogueira de Natal, no largo da igreja. Mas um proprietário cansou-se deste ritual tipicamente beirão e colocou em tribunal um dos participantes no furto de 2009.
«Estamos cansados de isto acontecer; isto tem de ser visto como um furto e não como uma tradição», referiu ao SOL, o filho do proprietário, Manuel Henriques. «Não existem tradições de furto», acrescentou.

Manuel Henriques sublinha que em causa não está o valor material do pinheiro roubado, até porque irão gastar mais dinheiro com o advogado e com as custas judiciais: «Para nós, o problema não tem a ver com o pinheiro, mas com o furto».

«A queima do pinheiro é tradição, mas em causa está a falta de educação e a inacção da GNR, que sabe que isto se passa todos os anos e devia andar mais vigilante naquela noite», completa o filho do proprietário, advogado de profissão.

O advogado, de 33 anos, refere que se o grupo tivesse pedido um pinheiro que lho dariam. «Agora, eles cortaram um dos melhores pinheiros da mata e, além disso, destruiram parcialmente o muro da propriedade», garante.

Na noite de Consoada, um grupo reúne-se para cumprir a missão de cortar um pinheiro numa mata à escolha.

Se tempos antes, algum proprietário critica a iniciativa tradicional, já se sabe que é sobre a propriedade dele que irá recair as atenções.

Em 2009, um dos participantes contou o feito e uma testemunha passou a informação ao proprietário do pinheiro furtado. «Abordámos a pessoa em causa, como não houve interesse em pagar, apresentámos queixa no posto da GNR, como forma de moralizar», conta Manuel Henriques.

De acordo com o advogado (que não ficou com este caso em mãos), o Ministério Público já deduziu acusação e o processo está em fase de instrução.

Retirado de: sol.sapo.pt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s