ATMU recebida na Comissão Parlamentar da Segurança Social e do Trabalho

Posted: 14/03/2012 in Canas de Senhorim, Causas, Imprensa, Urgeiriça
Tags: , , , ,

Na sequência dos Projectos – lei do PCP e do BE, que consagram o direito a indemnizações por morte dos ex trabalhadores da ENU, terem baixado à Comissão Parlamentar da Segurança Social e do Trabalho, foi a ATMU ( Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio), recebida em Audição pela mesma no passado dia 22 de Fevereiro.

António Minhoto, Presidente da ATMU, faz um balanço positivo deste encontro na Assembleia da República porque se conseguiu pela primeira vez “reunir com todos os grupos parlamentares, onde se inclui o PS”.

Esta audição foi acompanhada por altos responsáveis dos Partidos , nomeadamente no PS pelo Vice Presidente do Grupo Parlamentar, acompanhado pelo deputado Acácio Pinto e Nuno Sá responsável da Comissão de Trabalho.

Da parte do PSD, para além do deputado João Figueiredo esteve a deputada Graça Mota responsável pela saúde.

Do CDS, o deputado Hélder Amaral e um assessor responsável por esta área, para além dos deputados dos restantes partidos.

Na Comissão cujo relator da mesma é o deputado João Figueiredo, estiveram presentes os deputados do PSD, Arménio Santos ligados às questões sindicais e a deputada Graça Mota, como já referido, ligada à saúde.

A Comissão à qual foi entregue um dossier das conclusões do Seminário e Sessão Publica subordinadas ao Tema “ Efeitos na Saúde dos Trabalhadores da Exploração de Urânio em Portugal” , as quais recebeu como um forte contributo para abrir uma nova discussão sobre o direito às indemnizações. “A Comissão ficou sensibilizada para a nossa pretensão, comprometendo-se o deputado João Figueiredo do PSD a empenhar-se sobre esta matéria”, salientou António Minhoto, adiantando que a outra grande novidade foi o PS, “credibilizar esta reivindicação com uma forte presença e prometendo avaliar melhor a situação, tendo em conta os dados novos trazido com o contributo dos participantes no Seminário e Sessão Pública referidas, empenhando-se o próprio vice-presidente do Grupo, José Junqueiro no assunto”.

O Presidente da ATMU referiu que “a outra questão importante foi todos sem excepção empenharem-se em que os exames médicos dos trabalhadores e seus familiares sejam realizados de acordo com a lei conforme despacho de anterior ministro Correia de Campos, comprometendo-se o PSD a agendar uma reunião com o responsável da ARSC e ATMU no sentido dos exames seguirem o mesmo procedimento efectuado em 2007, ou seja serem feitos no Hospital de Viseu e não como estão a ser realizados e calendarizados no sentido de todos os trabalhadores serem novamente reavaliados com os mesmos exames realizados em 2007”.

A Assembleia Geral da ATMU que se realizou no domingo, na Urgeiriça, foi informada das questões tratadas nesta audição na Assembleia da República, e vai agora decidir de acordo com os novos dados a posição a tomar.

Retirado de: viseumais.com

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s