CHEFE POR 1 DIA…O REGRESSO ÀS ORIGENS!!!

Posted: 03/04/2012 in Canas de Senhorim, Causas, Fotoreportagem, Humor, Politica
Etiquetas:, ,

1 de Abril de 2012

Um dia em que foi importante para a Vida da Estação dos caminhos-de-ferro denominada (CANAS-FELGUEIRA),

Pouco a pouco e por políticas erradas tem-se vindo a perder serviços de proximidade junto das populações, assim perdeu-se a parte operacional desta estação que já foi uma das gares com maior movimento de cargas…na altura em que a CPFE laborava em pleno e quando os banhistas vinham aos milhares para as Termas da Felgueira fazer a sua época Termal. Assim os passageiros preferiram sempre esta estação à de Nelas… porquê????… talvez a forma de receber os visitantes o carinho do chefe de estação, aos profissionalismos dos agulheiros sempre a tempo e horas ao sinal para mudar a agulha para o comboio que tinha que fazer resguardo na linha 2 ou 3… à disponibilidade dos carregadores sempre cuidadosos com as mercadorias, procurando nunca “entornar o azeite e “amassar” as batatas que tinham de ir para Lisboa.
Não podemos esquecer quando a estação de canas ficou classificada em 3º lugar no concurso das “estações floridas” perdendo os ligares cimeiros para a gare do LUSO e PINHÃO… Isto decorria o ano de 1961, nesse dia houve grande festa no largo da estação, a animação era tanta que houve alguns malandros que foram no comboio o “correio” sem pagarem a despesa no Amadeu, a Florinda cozeu duas fornadas de broa e as bolas foram feitas com sardinha que vieram à tabela no “rápido”… Neste dia até os autocarros dos Hermínios chegaram com duas horas de atraso a Seia e Oliveira do Hospital.

Aos condutores foi-lhes levantado um processo disciplinar e mais uma vez lá foi a malta de Canas e dos fornos depor em favor destes coitados… com o argumento que a população ocupou a estação para a festa durante duas horas….
-Gente boa esta de Canas…diziam os condutores no final…
-como compensação a malta tinha sempre direito aos lugares da frente e os da “rambóia” a cozinha era um lugar de excelência…

Recentemente com o encerramento da bilheteira e serviços de apoio…restava assim os horários sempre actualizados. a informação do tempo, os contactos dos táxis. A sala de espera sempre cuidada com musica ambiente, uns sanitários de última geração…tudo automático!

De um dia para o outro ficaram os destinos entregues à REFER instituição que detém o património…que de repente, encerrou a nossa estação e para acabar com o “banco dos namorados” emparedou as portas de acesso ao cais!!!

(Até o chefe teve dificuldade em abrir a “porta”!)

A malta nem queria acreditar, tal era a indignação que até vieram camionetas do Sobral, Papizios, Travanca de Lagos e da Cagunça…nem queriam acreditar…só diziam:
-Ladrões…gatunos…malandros…agora venham cá …vão ver ..vão todos saibrar prà estorreira!!!

Acontece e muito bem que um grupo de pessoas pariram no comboio da noite e lá foram para Lisboa…vejam lá foram á administração da REFER e…foram logo atendidos…dizia a malta… (parece que isto funciona bem)…3 horas de reunião…então ficou prometida que a situação iria ser reposta ,no entanto era necessário também a vontade da CP, já que o pessoal da bilheteira pertence a esta empresa…

Nada melhor fomos recebidos na Caçada do Duque nº 20 com grande dignidade! Temos boas relações com pessoas dessa vila, portanto será já oficializado em nota interna…

Ficou assim assegurado com o inspector de tráfego e pessoal que no dia 1 de Abril de 2012 seria reactivado os serviços desta estação…e o novo chefe daria a chegada e a partida ao comboio regional 5404/5 que sai de Coimbra e destino à Guarda com paragem em Canas às 13h e 12m..

Assim se concretizou esta aspiração…á tabela a UTE para os mais distraídos unidade tripla eléctrica, apitou três vezes à Noémia…sinal que estava a chegar… a malta nem queria acreditar, era tanta gente que até saltaram para a linha, gritando Viva a nossa estação e uma voz rouca…e o nosso chefe também…

Teve que o chefe pedir um afrouxamento de urgência e uma entrada na gare a 3 km/h ….
Infelizmente não foi possível recolher imagens a esta hora pois não tínhamos autorização, esta foi dada só à tarde quando a chegada do comboio regional 5416 das 17 h e 53m com destino a Coimbra.

Este vinha com atraso de minutos a emoção era enorme…e o espanto também quando o chefe ligou para o posto regulador e disse…

-Camarada aqui é Canas, fala o chefe da estação…
do outro lado respondeu o comboio está a recuperar vai chegar à tabela


…silencioso parou mesmo junto ao chefe
Toda a gente ficou de boca aberta!!!

Até o maquinista e o revisor de poucas palavras só diziam “parece impossível”!!!

Respondeu o chefe…mas é verdade!!!

Nada mais havia a fazer, o comboio Regional seguiu com destino a Coimbra, o chefe, pegou na sua pasteleira e desapareceu no horizonte, pairou o silêncio… E a “MÍTICA” ESTAÇÃO DA BEIRA ALTA CANAS-FELGUEIRA voltou a perder o chefe…

Anúncios
Comentários
  1. ferroviario diz:

    D I V I N A L

  2. António diz:

    Quando os donos da Junta de Freguesia souberem vão tocar o sino a rebate.

  3. airesantos diz:

    ….tá na hora de ir á agulha fazer sinal ao mercadorias que vai entrar na linha 2…. isto está a voltar ao antigamente…..

  4. ferroviario diz:

    Os tempos são outros ….
    Hoje é tempo de comerem do POTE.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s