Alunos da Escola Secundária Eng. Dionisio Cunha de Canas de Senhorim, “membros” do CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU por 1 dia!

Posted: 04/05/2012 in Canas de Senhorim, Informação, Politica
Etiquetas:, , , , ,

SIMULAÇÃO DA ONU – IEP –UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA

No dia 23 de abril de 2012, realizou-se em Lisboa, uma Simulação do Conselho de Segurança da ONU; projecto levado a cabo pela Universidade Católica Portuguesa e, em particular, pelo Instituto de Estudos Políticos (IEP).
Este projecto contou com a presença de várias escolas prestigiadas a nível nacional, tendo também uma participante inesperada, a Escola Secundária de Canas de Senhorim, representante da França.
Esta escola fez-se representar pelos alunos André Alves, João Ambrósio, João Santos, Rafael Borges e André Antunes e ainda pelas alunas Beatriz Marques e Joana Pinto, acompanhados pelo professor Jorge Figueiredo.
Este dia de trabalhos iniciou-se pelas 10:15h, com a intervenção de alguns convidados especiais, nomeadamente o Subdirector-Geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Rui Vinhas, que nos facultou uma breve caracterização da política do Conselho de Segurança e da influência portuguesa no mesmo.
Em seguida foram reunidas as quatro Comissões Especializadas, com a devida apresentação dos temas por “peritos”, seguindo-se o respectivo debate formal e informal. Os temas em destaque foram: A Situação Política na Síria, A Política Nuclear do Irão, A Pirataria no Corno de África e por fim, A Reforma do Conselho de Segurança da ONU.
Neste período foram, paralelamente, ouvidas as posições defendidas pelos restantes representantes dos diferentes países, evidenciando-se, desde logo, alguns pontos de vista comuns. Estes mesmos pontos de vista possibilitaram a formação de alianças que, na sessão de trabalhos realizada na parte da tarde, se propusessem planos comuns de melhoria aos problemas em questão. Estes mesmos planos, foram em seguida apresentados às restantes comissões para que, posteriormente, fossem aprovados ou vetados, à medida dos interesses do país representado.
Das diversas propostas apresentadas só uma é que não foi vetada, revelando-se deste modo, o grau de dificuldade para se chegar a um consenso comum aos diferentes interesses.
Por último, tomou a palavra o Professor Doutor João Carlos Espada, Diretor do IEP, que nos deu uma “aula universitária” sobre ciência política.
Devo dizer que foi uma experiência bastante interessante, não só pelos laços estabelecidos com os restantes participantes, mas também por todas as lições e conhecimentos retirados deste dia inesquecível.

Texto de André Alves (Aluno do 11º ano da Escola Eng. Dionisio Augusto Cunha)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s