“Escolíadas Glicínias Plaza 2012” traz estreia de Canas de Senhorim (jornal da Mealhada)

Posted: 09/05/2012 in Arte, Canas de Senhorim, Imprensa, Informação
Tags: , , , ,

Segunda sessão do Pólo II das “Escolíadas Glicínias Plaza 2012” traz estreia de Canas de Senhorim e regresso da Avelar Brotero

A estreia da Escola Secundária de Canas de Senhorim e o regresso da Secundária de Avelar Brotero, de Coimbra, marcaram a sessão de ontem, dia 4 de Maio, da 23.ª edição das “Escolíadas Glicínias Plaza 2012”, que trouxe o segundo espectáculo ao Pólo II – Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada, enchendo de cor e energia a discoteca Outro Mundo, palco onde nasceu o evento. A Escola Secundária de Arganial (ESA), voltou ao palco das “Escolíadas” pela segunda vez.

A Escola Secundária de Canas de Senhorim, estreante da noite, foi também a primeira das três escolas a subir ao palco. Com o tema “Fado”, a prova de Teatro falou do destino dos estudantes, que é a falta de trabalho, de expectativas e de apoio, a falta de governos capazes que sucessivamente vão atirando os estudantes para o triste destino de não dar seguimento ao que se dedicaram. Os marujos, “estudantes”, fizeram-se ao mar numa nau chamada “Fado da Esperança” e onde não havia lugar para personagens como José Sócrates, Pedro Passos Coelho ou Angela Merkel, numa alusão ao “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente. O júri atribuiu 61 pontos. A prova de Dança voltou a trazer o “Fado”, como património da humanidade, com um remix dos temas mais importantes que marcaram aquele género musical. No final, os bailarinos em cena “desenharam” a nau do Teatro, valendo 60 pontos do júri. Já a Claque, fadistas vestidos a rigor, onde elas traziam os xailes e eles a guitarra portuguesa, mereceu 61 pontos do júri.

Seguiu-se a ESA, com o tema “A Ascenção e Queda do Império Romano”. O Teatro – considerado pelo júri a prova mais bem conseguida, para já, nas “Escolíadas Glicínias Plaza 2012”, porque trouxe um ritmo que correu vários espaços da discoteca Outro Mundo – mostrou “O Estado do Império”. Roma estava no topo do mundo e representava o topo do mundo. Mas será que o final foi feliz? A escola apostou em estilos contemporâneos, arriscados, disciplinados e inovadores, com encenação do professor Gonçalo Costa e somou, no final, 68 pontos. Na Música a escola apostou num tema original do professor Daniel Simões Gonçalves, intitulado “Romani Dissolvi”. O tema pretendeu enaltecer o papel do Império Romano na história do mundo ocidental. O júri atribuiu 64 pontos. A Claque, no seu minuto e meio de prova, explicou que Roma se perdeu nos seus excessos, na ambição e corrupção. Todos os adereços e a prestação ao longo da noite valeram 71 pontos.

A Escola Secundária de Avelar Brotero foi a terceira das três escolas a mostrar as suas provas, que giraram em torno do tema “O Fim do Mundo”. Considerado para alguns mito, para outros uma crença, a escola de Coimbra trouxe algumas formas metafóricas que alertaram para o fim do palneta Terra, caso não sejam mudadas as consciências. A prova de Teatro trouxe à cena essa problemática, através de um diálogo entre a Terra e um Homem, que representou os humanos e depois um diálogo entre Deus e um Anjo, que faz o desfecho da prova, com a mensagem de que se não forem mudadas atitudes, somos todos culpados pelo fim da vida. O júri apreciou o final e pontuou com 64 pontos. A prova de Pintura – 64 pontos – foi realizada pelas alunas Beatriz Diogo e Inês Diogo e representou o fim da Terra pelas mãos do Homem. Para mostrar essa destruição as alunas usaram cores quentes. A Claque vestiu negro, com cores fluorescentes no rosto. O minuto e meio mostrou algumas formas de destruição da Terra e o júri atribuiu 65 pontos por toda a prestação.

Terminada a segunda sessão do Pólo II – Quinta dos Três Pinheiros, que teve lugar ontem, dia 4 de Maio, foram conhecidos os resultados: a Escola Secundária de Canas de Senhorim somou 247 pontos; A ESA totalizou 274 pontos e a Escola Secundária de Avelar Brotero obteve a classificação de 261 pontos.

Pode ler este artigo na integra em JORNAL DA MEALHADA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s