Tradicionalidades do Canto da Dança e da Musica, canta “Abril antes de Abril”

Posted: 28/05/2012 in Arte, Comemorações, Fundação Lapa do Lobo, Lapa do Lobo
Tags: , , , ,

O ciclo das Tradicionalidades do Canto, da Dança e da Música, voltou à Lapa do Lobo no dia 21 de Abril, desta feita o Grupo Catarina e os Mouros voltou a pisar o palco da ADCL (Associação Desportiva e Cultural Lapense) inserido nas comemorações do dia 25 de Abril, com o tema “Cantar Abril, antes de Abril”. A aposta da Fundação Lapa do lobo e do dinamizador deste ciclo de Tradicionalidades, o Lapense Pedro Fonseca, voltou a trazer casa cheia à ADCL para assistir ao 7º momento deste ciclo.

Catarina Moura (voz), Manuel Rocha (violino), Ni Ferreirinha (viola), Luís Pedro Madeira (viola; teclado) e Rui Luzio (bateria), interpretaram temas de grandes autores Portugueses como: Manuel Alegre; António Gedeão; José Afonso; Luís de Camões; Sérgio Godinho; José Mário Branco, entre outros. Muita música de intervenção, como é apanágio em Abril! Temas que ano após ano são “desenterrados” dos nossos baús: Canto moço; Maio maduro Maio; Grândola; Venham mais cinco; Charlatão; Mudam-se os temos, mudam-se as vontades, entre outros.
A par dos momentos musicais, declamou-se poesia pela voz do Dr. Luís Pais Borges, juiz conselheiro, natural de Cabanas de Viriato.
“ONDE É QUE ESTAVA NO DIA 25 DE ABRIL?” Em todas as celebrações desta efeméride, esta pergunta é obrigatória, e o “recalcar” esta data faz com que a memória perdure e se comemore ano após ano. Testemunhos de ilustres presentes, que deram um contributo importante com as suas lembranças de Abril. Dr. Carlos da Cunha Torres (Presidente do Concelho de Administração da Fundação Lapa do Lobo) na altura estudante de Direito em Lisboa; Dr. Vasco Jorge Almeida (médico) na altura estudante do Colégio Nun’Álvares de Carregal do Sal e o Dr.. Luís Pais Borges (Juiz Conselheiro) na altura a frequentar o curso de Direito em Coimbra, testemunhos que fazem com que os mais novos entendam a importância da celebração desta data.
O ciclo das Tradicionalidades, promete voltar em Maio com mais música tradicional portuguesa com o grupo “Segue-me à Capela”, de Aveiro.

FOTOGRAFIAS GENTILMENTE CEDIDAS PELO SE. LINO DIAS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s