Este ano, a celebração do CORPO DE DEUS, foi marcada com o desaparecimento da amiga “AGUSTINHA”.
Partiu para a casa do Pai eterno a D. Maria Augusta Dinis de Sousa, conhecida carinhosamente por todos como “Agustinha”, era de Canas de Santa Maria (Tondela) por nascimento (12/12/1928) e Canense por adoção, para onde veio viver no ano de 1954, acompanhando o seu irmão, o saudoso Padre Domingos. Uma vida dada em serviço à nossa paróquia, na simplicidade que a caracterizava, com uma dedicação extrema e generosidade ilimitada. No trato com todos aqueles aquém abriu a porta da sua casa era afável, mantinha um bom relacionamento com toda a gente. Estamos-lhe gratos por tudo, que a Paz do Eterno Deus a inunde de felicidade.
Sentiremos muito a sua falta. Sentiremos sempre a sua intercessão…
Pe. Nuno Santos
A Celebração começou com a missa, o CORPO DE DEUS saiu do Templo em procissão subindo a Av. Da Igreja até ao Largo do Cruzeiro, marcaram presença nestas cerimónias a Irmandade de S. Sebastião, a Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Canas e as crianças da catequese em especial as do 3º ano que vão receber o CORPO DE DEUS pela primeira vez, no domingo dia 10 de Junho.


Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa cristã. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma “festa de preceito”, isto é, para os católicos, é obrigatório participar da missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.” É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s