Por lapso, esta reportagem ficou esquecida cá em casa. Ainda vai a tempo e aconselho o visionamento do video, mais um excelente documentário!
Quarta-feira dia 21 de Março, DIA MUNDIAL DA POESIA.
Apesar do calendário apontar para uma 4ª feira, a Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo, não deixou de celebrar este dia!
Num autêntico dia primaveril, a Fundação Lapa do Lobo, mais uma vez surpreendeu com um singular evento cultural, onde fundiu poesia com bordados e música com piquenique, uma mistura com todos os condimentos para uma tarde memorável.
A “Toalha Poética” surgiu no âmbito das atividades da Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo e teve como objetivo aproximar do livro e da leitura uma população mais adulta, da Lapa do Lobo.
Conhecendo a existência da um grupo de bordadeiras, com fortes ligações à Fundação (surgiu depois de uma formação dada pela D. Clarinda), foi-lhes pedido para escolherem uns poemas, de uma pré-seleção feita por Rui Fonte o dinamizador e coordenador deste projeto, para bordar numa toalha de linho com mais de 3 metros de comprimento e quase 2 metros de largura.
O trabalho começou em Outubro. Terminou a semana passada
Esta toalha não é uma toalha qualquer, é uma toalha com história, uma toalha com alma, é uma fusão cultural, só com muita vontade, determinação e espírito de equipa é que se consegue em resultado destes!
Senhoras com idades compreendidas entre os 30 e os 84 anos e crianças com idades ente os 5 e os 10 anos, tornaram este sonho possível.
Após a apresentação deste projeto pela Engª. Maria do Carmo Batalha (Conselho de Administração da FLL) Foi a vez dum conterrâneo nosso, Dr. António Adriano Pais da Rosa (Vice-Pres. Associação Portuguesa de Poetas), com voz trémula e visivelmente emocionado, agradeceu à FLL o trabalho feito na preservação dos bordados e da leitura, que terminou com um poema de sua autoria. Seguiram-se declamações feitas pelas bordadeiras da FLL, com poemas de: António Aleixo, Florbela Espanca, Almeida Garrett, António Nobre, Vinicius de Morais, entre outros.
Após estes momentos muito emocionantes, começou a ser exibido no Auditório Maria José da Cunha, um slide com as fotos desde o primeiro momento da execução desta toalha, ao mesmo tempo começava o tão aguardado piquenique, que foi brilhantemente acompanhado com o som dos Paracetamole, com um reportório ajustado para este evento, animaram e de que maneira crianças e adultos.

Comentários
  1. Rui Fonte diz:

    Um excelente trabalho. Estamos todos de parabéns! Cumprimento e agradeço a todas as pessoas que tornaram esse dia possível!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s