8º momento do ciclo Tradicionalidades do Canto da Dança e da Música. ”VOZES E RITUAIS NO TEMPO”

Posted: 13/06/2012 in Arte, Fotoreportagem, Fundação Lapa do Lobo, Lapa do Lobo
Tags: , , , , ,

Segue-me à Capela”, foi assim que no passado dia 19 de Maio o Auditório Maria José Cunha, encheu por completo com o 8º momento do ciclo Tradicionalidades do Canto da Dança e da Música.”VOZES E RITUAIS NO TEMPO” A perspetiva da voz no contexto da Musica Tradicional Portuguesa, foi muito bem recriada pelas magníficas cantadeiras do Grupo de Coimbra magníficas-me à Capela (Ananda Fernandes; Catarina Moura; Joana Dourado; Mila Bom; Margarida Pinheiro; Maria João Pinheiro; Rita Marques), a combinação destas magnificas vozes que cantaram e encantaram a plateia. Musicas de outros tempos mas com muita tradição, (Eito fora; Por riba se ceifa o pão; Sachadeiras; Minha mãe dos trabalhos; Meninas Vamos à Murta; Senhora do Almurtão; 7 Mulheres…entre outras).
Musicalmente acompanhadas por Jorge Queijo nas percussões, que teve um momento a solo onde explicou um pouco da caixa de percussão e das caixas metálicas amolgadas que outrora serviram para guardar biscoitos sortidos e que encheram de ritmo o Auditório!
Mais uma vez o Lapense Pedro Fonseca, foi o dinamizador deste ciclo. Quando todos julgavam que o espetáculo musical estava a chegar ao fim, chegou a surpresa da noite Pedro Fonseca tocou uma música com a sua Gaita-de-foles e as Cantadeiras seguiram-no para o magnífico pátio do edifício da Fundação Lapa do Lobo. Aí foi feito o ritual do “ESCONJURO DA QUEIMA” (A queimada é uma bebida alcoólica típica da Galiza, elaborada com aguardente queimado, açúcar, aos quais geralmente é adicionada também casca de limão ou laranja, grãos de café. Durante a queima é entoado um esconjuro para pronunciar quando da sua elaboração, o qual, segundo a lenda, protege contra feitiços e mantém afastados, de quem a bebe, os espíritos e demais seres do mal.)
Este momento foi finalizado com a Oração das Almas e a não menos tradicional “ceiazinha confraternizante”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s