…No terreiro canto e danço
Sempre com muita alegria
De marchar eu não me canso
Marcharei até ser dia…

Foi assim que no dia 16 de Junho (noite de Santo António) os marchantes saíram da rua de Santa Catarina até ao Terreiro das Almas. Pelo 2º ano consecutivo novos e velhos cantaram, desfilaram e divertiram as cerca de 2000 pessoas que encheram por completo o Terreiro. Este ano os padrinhos da Marcha foram Mariana Torres e José Nunes. A marcha foi acompanhada musicalmente pela banda da Sociedade Filarmónica 2 de Fevereiro (Santar) e com vozes do “Grupo de Cantadeiras da Lapa do Lobo” . No final do desfile, Mariana Torres, lançou o desafio ao seu pai Dr. Carlos Torres para a acompanhar na dança. Seguiu-se um momento de fogo preso que antecedeu a atuação da Tuna “Real Túnel Académico” de Viseu que durante cerca de 1 hora animaram todos, acabado a atuação fora do palco, desceram para o largo do Terreiro e tocaram mais duas músicas cantadas também pelo público. A noite já ia longa mas ninguém arredou pé, ainda faltava subir ao palco a banda “Paracetamole” de Canas de Senhorim, com um reportório muito adequado a este magnifico arraial Beirão.

…Ó Lapa aldeia velhinha
Pois aqui nada te falta
És aldeia mais bonita
Das terras da Beira Alta…

Na verdade nada faltou neste arraial popular. Sardinha assada, febras, caldo verde, bar permanente. O chafariz do Terreiro das Almas foi transformado num santuário a Santo António, enfeitado com vasos com manjericos, algumas barraquinhas com peças feitas pelas bordadeiras e pelas crianças do Atelier das Artes da Fundação Lapa do Lobo, também não faltaram os rosmaninhos na fogueira que perfumaram o terreiro e fizeram as delícias de novos e velhos que não resistiram e saltaram vezes sem conta a fogueira.
Estes festejos foram organizados pela comissão de festas de Santo António, tendo com principal apoio a Fundação Lapa do Lobo, Junta de Freguesia e da Associação Desportiva e Cultural Lapense

…Com emoção
Vamos fazer ver
Que esta tradição
Jamais vai morrer…

(versos retirados da letra das Marchas de Santo António da Lapa do Lobo)

Comentários
  1. Parabéns Pedro pelo teu excelente trabalho!
    Para quem está um bocadinho mais longe é fantástico poder estar a par de todos os acontecimentos que se vivem por esses lados!
    As tuas reportagens são fantásticas! Obrigado pelo teu trabalho!
    Um abraço,
    Luísa Miranda

    • Luisa.

      É sempre gratificante receber incentivos principalmente de quem está longe. Pode não parecer o reconhecimento destas reportagens, leva-me a falar com pessoas que não conheço pelos quatro cantos do mundo, descobri pessoas com ligações a Canas, nunca cá estiveram e vão seguindo o que de bom e por vezes mau se vai passando na nossa terra.

      Obrigada e cumprimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s