O CANTINHO DA DIÁSPORA com MÁRIO MOURAZ

Posted: 01/07/2012 in Canas de Senhorim, Diáspora, Histórias, Pessoas
Tags: , , ,

Mário Mouraz, 24 anos, atualmente a residir em Teerão, Irão.

Há cinco anos que deixei Canas para seguir os estudos na universidade, em Lisboa. Tirei uma licenciatura em Gestão e parti de imediato para Mestrado. Não quis ingressar de imediato no mercado de trabalho após a licenciatura pois não sabia em que área trabalhar mas também por julgar que seguir os estudos nas áreas relacionadas com Hotelaria e Turismo me poderia levar a trabalhar em qualquer parte do mundo com flexibilidade, pois sempre gostei de viajar. E estava certo!
Ao mesmo tempo que estudava o mestrado comecei a trabalhar na hotelaria em Barcelona, naquele que foi a minha janela para o mundo. A vontade de construir uma carreira internacional e ver o mundo obrigou-me de certo modo a ter que deixar Portugal. E assim foi, quando tive oportunidade parti para outro desafio e segui com os estudos num programa de intercâmbio para o Perú. Por la fiquei três meses a estudar, a trabalhar num hostel e a viajar por magníficos locais como Machu Picchu ou a Amazónia. Foi o tempo suficiente para me apaixonar pela América Latina e iniciar-me a dançar Salsa, mal eu sabia que viria eu próprio a dar aulas no outro lado do mundo. Foi também no Perú que tive a oportunidade curta e única de fazer voluntariado a ensinar Inglês a crianças desfavorecidas numa das maiores favelas do mundo. Regressei a Portugal com o sentimento de querer lá voltar e sei que eventualmente o farei.
Sempre fui uma pessoa do contra, não por capricho mas por achar que defender os mais desfavorecidos fazia sentido. O sentido de dever de ajudar o mundo começou a despertar-se em mim cada vez mais intensamente. Sabia que queria fazer algo, criar impacto positivo na sociedade, mais não sabia como.
De volta a Portugal experienciei novas áreas na hotelaria e acabei por mudar de ideias quanto ao trabalhar para hotéis de luxo. Entretanto a oportunidade de partir para Londres surgiu, um destino há já algum tempo desejado. Pensei ser a minha nova paixão trabalhar em operadores turísticos pois na teoria teria apenas que viajar pelo mundo e criar packages turísticos para outros disfrutarem do passeio. Acontece que tentei e tentei mas não consegui encontrar o meu ‘trabalho perfeito’ e comecei a trabalhar como representante em Inglaterra e Portugal para um site inovador de reservas de hostels.
A viver em Londres apareceu a oportunidade de ir para o Irão através da AIESEC, a maior associação de estudantes do mundo que se foca no desenvolvimento das capacidades de liderança dos jovens. Agarrei esta possibilidade com dedicação apesar do selo de ‘Perigo’ do país. Estava dedicado a quebrar com os preconceitos do mundo, ainda que por isso tivesse que viajar a países teoricamente inseguros.
Pelo Irão estou agora a trabalhar, feliz da vida, farto de viajar por sítios magníficos, a conhecer gente maravilhosa a cada dia, a investir na minha carreira e decididamente a aprender muitíssimo sobre as generalidades do mundo. Como consultor turístico não só aprendo muitíssimo, como o meu trabalho é reconhecido e crio impacto positivo na sociedade, insistindo por exemplo que os empreendimentos turísticos que consulto sigam as normas de sustentabilidade e ecologia que provavelmente entrarão em vigor no Irão daqui a vinte anos. Entre mãos cheias de atividades que procuro fazer a cada dia, darei também aulas de empreendedorismo e criatividade na faculdade de Teerão, ocasião única para incutir nos universitários a urgência de serem empreendedores, motivando-os a iniciarem os suas próprios projetos ou a gerarem inovação nas empresas quando ingressarem no mercado de trabalho. Participei também num projeto de promoção turística do Irão em que o objetivo principal é alterar a ideia negativa que as pessoas têm do Irão, tendo para isso que publicar as minhas experiencias nos canais de Media disponíveis, tanto em Portugal como em outros países do mundo, incluindo por exemplo a China.

Viajar faz obviamente parte de mim, e certos destinos acabaram mesmo por mudar as minhas perspetivas e o meu rumo de vida. De tanta miséria ter visto na India conclui que não era o meu destino trabalhar mais em hotéis 5 estrelas pois não conseguiria compactuar com tanta luxúria. Decidi que teria que viver a minha vida atuando somente naquilo em que acredito, e só assim ajudar a mim próprio e aos outros. Por esta altura já viajei por mais de 25 países, mas quero conhecer mais. Faço-o por mim, porque quero entender o mundo pelos meus próprios olhos e para que possa futuramente (deve ler-se ‘em breve!’) criar impacto e motivar para mudança positiva.
Aparte do objetivo comum para as pessoas viajarem, conhecer novos destinos, viajar ajuda também a criar diferentes perspetivas, despertar consciências, e até mesmo a tornarmo-nos visionários. Por todas estas razoes e mais as que cada um possa ter, sugiro a todos que viajam, sejam felizes e ajudem os outros, pois o mundo será por certo mais benéfico para todos.
Voltarei temporariamente a Portugal para o casamento da minha irmã, para passar tempo com a família, fazer a vindima (pois sou um homem de tradições e quem me conhece sabe por exemplo que não passo um ano sem por um pisão no carnaval) e rumarei depois para outro destino… que esta por agora em aberto.
Em breve comunicarei novos desafios e partilharei convosco experiências de viagens, episódios de quem vive longe ou outras demais histórias. A quem possa interessar as minhas aventuras podem ser seguidas através da página no facebook ´travelwithmario´ em www.facebook.com/mariomouraz ou através do blog www.travelwithmario.wordpress.com o qual vai sendo atualizado quando encontro tempo no pouco tempo que tenho.
Um abraço e boas viagens (mesmo as imaginadas),

Mário Mouraz

Deixe uma Resposta

