Num tempo em que urge a promoção de iniciativas culturais, a Junta de Freguesia de Canas de Senhorim organizou o evento de gratidão singela à Fundação Lapa do Lobo, nas pessoas do Sr. Dr. Carlos Torres, esposa e filha.


Com efeito, esta Fundação tem tido um papel preponderante com o seu contributo junto das Associações da nossa freguesia que, até pelo tempo de crise que atravessamos, urge agradecer sobremaneira e louvar a solidariedade prestada.
Assim, no seguimento de contacto do Dr. Carlos Torres com a Junta, vindo oferecer um filme do Carnaval de Canas de Senhorim, que teve a amabilidade de levar a cabo, foram contactadas as diversas associações que, de bom grado, fizeram questão de participar no evento.
Nesse contexto, após a visualização do jogo de futebol de Portugal com a República Checa , em grande ecrã que, apesar de uma chuvita ter marcado presença, juntou um considerável número de pessoas, eis que surgiram os Bombos do Paço já vindos em arruada, fazendo uma coreografia bem representativa da sua atividade. Nessa altura, já aguardava em palco o grupo coral Canto & Encanto, que já nos habituou a deliciosos momentos líricos, e aí fez uma breve apresentação.
De seguida, teve lugar a atuação do Rancho Folclórico Rosas do Mondego, de Vale de Madeiros, que sempre é do agrado de tanta gente, até por se tratar de um grupo constituído por gente da nossa terra.
Após estes momentos de música e dança tradicionais, subiu ao palco uma mostra do Grupo de Teatro Pais de Miranda, que proporcionou boa disposição, com o seu humor, àqueles que (e não eram poucos) continuavam deliciados com o espetáculo que estava a decorrer.
Num outro registo, assistimos a uma breve atuação do pequeno Rafael Loureiro que, ao piano, nos presenteou com três peças de música clássica.
Para finalizar, apresentou-se um grupo da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim, que já bem conhecemos.
Os momentos seguintes foram de homenagem pública à Fundação, onde foram distribuídos equitativamente os exemplares do filme às várias Associações, a saber: Associação Hum.Bombeiros C. Senhorim; Associação Recreativa e Cultural do Paço; Basquet Clube Canas de Senhorim; Canto e Encanto, Casa do Benfica; Centro Paroquial; CNE – Agrupamento 604; Grupo Desportivo e Recreio; Santa Casa da Misericórdia; Núcleo do Sporting; Rancho Folclórico Rosas do Mondego; Sport Vale de Madeiros e Benfica; Teatro Pais Miranda; União Cultural e Recreativa do Rossio.
Tomou a palavra o Sr. Presidente da Junta e o Sr. Dr. Carlos Torres, que agradeceu a organização do evento, não escondendo o seu contentamento pela homenagem que estava a ser feita à Fundação.
E a assistência mantinha-se ávida pelo que viria a seguir – foi altura da projeção do filme “Dois bairros, um Carnaval”, cujo valor cultural se apresenta inestimável, até pela preservação do património cultural tão peculiar da nossa vila.
E assim, após cerca de uma hora e meia de filme, ainda poucos tinham sido aqueles que tinham abandonado o recinto.
Fora um evento que marca indubitavelmente as nossas gentes e que esperamos tenha sido do agrado de quantos quiseram dele participar.

Texto: Carlinda Oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s