BORGSTENA VAI LIDERAR PROJETO EUROPEU DE SEGURANÇA PARA A FADIGA DOS CONDUTORES

Posted: 21/07/2012 in Canas de Senhorim, Imprensa, Informação
Tags: , , ,


Ideia do projecto é monitorizar o comportamento do condutor e actuar preventivamente na detecção de fadiga
A empresa de têxteis para automóveis Borgstena, de Nelas, vai liderar um projecto europeu de 1,36 milhões de euros que tem como objectivo desenvolver sensores para o assento e o cinto dos veículos que dêem o alerta em caso de fadiga do condutor.
Hoje, realizou-se em Nelas uma reunião entre os vários parceiros para o arranque do projecto, intitulado Harken. O orçamento, de 1,36 milhões de euros, conta com um apoio da União Europeia de um milhão e 53 mil euros.

O gestor do projecto, Paulo Gameiro, disse à agência Lusa que serão desenvolvidos “sensores não intrusivos incorporados no assento e no cinto de segurança do condutor, para medição da frequência cardíaca e respiratória”, que vão monitorizar o comportamento do condutor e actuar preventivamente na detecção de fadiga.

“Eu vou daqui para o Algarve, começo a ficar cansado, a minha respiração e o meu ritmo cardíaco mudam e, a determinada altura, o painel de bordo do carro avisa-me que estou cansado e que devo parar”, exemplificou.

Apesar de já existirem sistemas para detectar a fadiga, explicou que ou são “altamente falíveis”, porque se baseiam no tratamento da imagem do rosto do condutor, ou “são intrusivos”, obrigando a “acrescentar alguma coisa ao automóvel e as pessoas não têm pachorra”, acabando por não os usar.

Segundo Paulo Gameiro, “não há qualquer sistema no mercado não intrusivo baseado em biosinais”, ou seja, na frequência da respiração e na frequência cardíaca.

“O que queremos é que o condutor, quando entra no carro, não tenha de ligar nada. Senta-se normalmente, põe o cinto de segurança normalmente e esta é mais uma funcionalidade que o carro tem”, frisou. O responsável pela área de investigação e desenvolvimento da Borgstena lembrou que “a fadiga é um dos maiores factores de sinistralidade na estrada”, que é preciso combater.

“Quando nos sentamos no carro, é um momento em que o corpo relaxa. A fadiga vem para fora e às vezes bastam dez minutos para termos um acidente”, alertou. O novo sistema deve estar pronto a ser comercializado em Maio de 2014.

Paulo Gameiro contou que esta ideia foi sugerida pelo Instituto de Biomecânica de Valência (Espanha) à Borgstena, que imediatamente a agarrou, fazendo uma candidatura a um concurso de “Oportunidades para as PME no 7.º Programa-Quadro” da Comissão Europeia.

Para isso, foi necessário montar um consórcio, que junta empresas com diferentes competências, como a Sensing Tex (Espanha), a Plux — Wireless Biosignals (Portugal) e a Alatex — Narrow Webbings (Alemanha). No campo científico e tecnológico, além do Instituto de Valência, estão no consórcio a Universidade de Manchester (Reino Unido) e o Osauhing Eesti Innovatsioni Instituut (Estónia).

“Quem fará a integração do sistema no carro e o venderá às montadoras será a Ficomirrors (Espanha)”, acrescentou, considerando que se trata de “um consórcio muito forte”.

A Borgstena de Nelas, que tem 250 trabalhadores, pertence a um grupo internacional, de origem sueca, com empresas em vários continentes.

A empresa de Nelas foi em Setembro de 2008 atingida por um violento incêndio, um ano depois de ter sido reconstruída e inaugurada na sequência de um primeiro incêndio, em Junho de 2006. Paulo Gameiro garantiu que a empresa “renasceu das cinzas mais forte”, tendo adquirido uma nova atitude, que passou por “implementar uma função de investigação e desenvolvimento de forma estruturada”, que pretende surpreender os clientes com a oferta de soluções inovadoras.

RETIRADO DO JORNAL PÚBLICO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s