PADRE NUNO SANTOS “DEIXA” A PARÓQUIA DE CANAS DE SENHORIM EM SETEMBRO

Posted: 23/07/2012 in Canas de Senhorim, Informação, Lapa do Lobo, Pessoas, Povoa de Santo António, Urgeiriça, Vale de Madeiros
Tags: , ,

O tempo corre e a vida acontece…

A história faz-se no tempo que passa, com a minha presença ou com a minha ausência. Isso por um lado – preocupa-me, por outro – desafia-me. É interessante pensar a ‘influência’ e a importância que podemos ter na construção de um tempo, de uma sociedade e de um país. Nesta construção fica sempre muito por acontecer e a concretização da vida não está já determinada, é antes uma possibilidade feita de motivação, circunstâncias, sonho, convicção, projeto e ‘visão’.
É chegada a hora de partir para nova Missão, a convite do nosso Bispo, a partir de Setembro irei trabalhar no Seminário da nossa diocese. Volvidos quase 7 anos de presença entre vós como Pároco de Canas de Senhorim, sinto-me nesta hora habitado por uma imensa gratidão por tudo aquilo que foi possível construir(sobretudo ao nível da relação, da partilha de vivencias, da amizade) e claro, consciente do muito que ficou por fazer… Quero agradecer-vos muito, mas mesmo muito, todo o respeito, a estima e paciência que sempre tivestes para comigo, pedir desculpa por não ter dado mais de mim, por não ter estado tão presente quanto esperáveis… Dizer sentidamente, que vos aprecio e vos levo no meu coração!
Para além das evidências há muito mundo à espera do nosso contributo, das nossas ideias, das nossas palavras e nas nossas mãos. Não somos os heróis (à maneira do cinema) nem ‘os todos-poderosos’, somos homens e mulheres frágeis que, quando humildemente damos as mãos, inauguramos um ‘mundo novo’. Eis a grande força do Evangelho – a construção comum e a comunhão de vida. Como já citei algumas vezes, diz um ditado africano: sozinhos chegamos depressa, juntos chegaremos longe…
Para caminhar convosco e vos ajudar a chegar mais longe, virá o Sr. Padre Jorge Carvalhal, natural da Freguesia de Alva, Concelho de Castro Daire, meu ilustre amigo, aos 40anos conserva a alegria da juventude e a maturidade de quem já muito aprendeu na escola da vida, onde o Senhor o Chamou ao sacerdócio à 16 anos, trabalhou como Pároco em várias freguesias no concelho de S. Pedro do Sul, nos últimos 7anos assumiu funções como formador do nosso Seminário e Assistente diocesano do Apostolado da Oração. Pelo que conheço da paróquia de Canas de Senhorim, sei que será bem recebido e com facilidade irá sentir-se em casa e, pelo que conheço do Padre Jorge, sei que trará muita simpatia e vontade de trabalhar convosco e para vós.
Por tudo, muito, muito Obrigado, que quer dizer que fico ligado(e muito grato) a quem se ligou a mim…

p. Nuno Santos

Deixe uma Resposta

