Sobre a minha Terra

Localize Canas de Senhorim AQUI

Antes da Monarquia, a região de Canas foi Centro da Civilização Romana. Durante a conquista Árabe e a reconquista Cristã, as lutas obrigaram as populações a fixar-se longo tempo no Casal (bairro mais antigo de Canas), local que permitia a sua defesa.

Em 1196, o Rei D. Sancho I concedeu carta de Foral a Canas de Senhorim. Com o 2º foral concedido em 1514 por D. Manuel I, Canas de Senhorim passou para Concelho pertencente à Coroa e apenas sujeita ao cabido de Viseu pelo pagamento de oitavos de pão, vinho e linho. Esta situação manteve-se por mais de 300 anos.

Em 1820, foi criada nova organização administrativa, que juntou a Canas o concelho de Aguieira, que já desde 1527 abrangia Moreira.

Em 1852, os antigos Concelhos de Aguieira, Canas, Folhadal e Senhorim, fundem-se, dando origem ao concelho de Nelas.

Em 1857, com a nova divisão do país em distritos, Canas volta a ser sede de Concelho, com a maior área de sempre. Beijós, Cabanas de Viriato e Oliveira do Conde faziam parte da sua área até 1873, ano em que, com o movimento revolucionário da “Janeirinha”, Nelas passou a ser sede do Concelho, ficando então Canas de Senhorim sede de freguesia até aos dias de hoje.

CULTURA:

O Carnaval de Canas de Senhorim é um autêntico cartaz  nacional.  Com mais de 300 anos de existência, a sua singularidade proporciona a milhares de visitantes um espectáculo inesquecível, que convida a ser vivido todos os anos.

A Feira Medieval, que se realiza no primeiro fim de semana de Outubro, é outro ponto de atração que durante dois dias enche as ruas de Canas com recriações musicais, teatrais e gastronómicas da época Medieval.

Anúncios